É um sistema operacional multiusuário e multitasking que roda em diversas plataformas, incluindo Intel, Motorola 68k, PowerPC e Digital Alpha.
O Linux foi originalmente escrito por Linus Torvalds, em Helsinki, na Finlândia. Após alguns anos, se tornou um dos mais populares sistemas Unix disponíveis, sendo que o kernel é continuamente desenvolvido pelo próprio Linus e por pessoas do mundo inteiro.
O Linux foi desenvolvido inicialmente como um hobby por Linus. Foi inspirado pelo Minix, um pequeno sistema UNIX desenvolvido por Andy Tanenbaum, e as primeiras discussões sobre o Linux foram no newsgroup da USENET chamado comp.os.minix.
Em 5 de outubro de 1991, Linus anunciou a primeira versão "oficial" do Linux, versão 0.02. Esta versão era capaz de executar bash (GNU Bourne Again Shell) e gcc (GNU C Compiler), mas nada muito além disto estava funcionando. O foco primário era o desenvolvimento do kernel.
Depois da versão 0.03, Linus mudou a versão para 0.10, pois muitas pessoas começaram a trabalhar no sistema. Depois de várias outras revisões, Linus aumentou a versão para 0.95, para refletir as suas expectativas de que o sistema iria ter uma versão "oficial" em breve (geralmente, um software não ganha o número de versão 1.0 até que esteja teoricamente completo ou sem erros). Isto foi em março de 1992. Quase um ano e meio depois, em dezembro de 1993, o kernel do Linux ainda estava na versão 0.99.pl14, aproximando-se de 1.0.
Hoje em dia, o Linux é um clone completo de um sistema Unix, capaz de executar X Window, TCP/IP, Emacs, UUCP, software para mail e news, etc. A maioria dos principais softwares gratuitos foram portados para o Linux, e cada vez mais podemos encontrar softwares comerciais disponíveis. Muito mais hardware agora é suportado do que nas versões originais do kernel.